Edital

Edital Outubro/2013


A Comissão Organizadora do II Seminário de História Política da Universidade Federal Fluminense realizará entre os dias 08 (oito) e 11 (onze) de outubro de 2013 o II Seminário de História Política intitulado Poder e Política: pensando as dinâmicas sociais e os regimes políticos, abrangendo todas as temporalidades na área de História Política, Poder e Ideias Políticas.

I – Da Realização

O II Seminário de História Política, realizado pela Comissão Organizadora, pretende se constituir como um espaço de discussão e exposição para os muitos trabalhos desenvolvidos pelos pós-graduandos, assim como pelos graduandos seja como bolsistas de Iniciação Científica, Monografias e Projetos de Monitoria, desde que baseados em fontes primárias ou numa reflexão bibliográfica crítica e original.

II – Do Evento

O evento acontecerá entre os dias 08 (oito), 09 (nove), 10 (dez) e 11 (onze) de outubro de 2013, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Campus do Gragoatá, Universidade Federal Fluminense, no segundo andar (Auditório do ICHF), no Bloco O.

III – Da Apresentação de Trabalhos

O evento será composto por mesas em que graduandos, recém-graduados, pós-graduandos e profissionais da área de História apresentarão seus trabalhos. Cada mesa será composta de três (3) a quatro (4) expositores. O tempo da exposição será de no máximo 20 minutos por trabalho. TRABALHOS EM COAUTORIA DEVEM INDICAR QUAL DOS AUTORES FARÁ A APRESENTAÇÃO.

IV – Da Inscrição

Com apresentação de trabalho:
1.      Somente serão aceitos trabalhos de alunos que estejam cursando a graduação ou pós-graduação ou de profissionais que atuem no ensino de História ou pesquisa em História, Ciência Política, Sociologia e Relações Internacionais.
2.         A inscrição se dará via Internet, na página do “Poder e Política” (http://poderepoliticauff.blogspot.com.br/), de 0h e 00min do dia 07 de agosto de 2013 até às 23h e 59min do dia 16 de agosto de 2013, mediante envio de um resumo expandido de 2.000 a 2.500 caracteres, explicitando principalmente objeto, recorte e fontes. O resumo deverá vir acompanhado de 3 (três) palavras-chave que explicitem o tema da comunicação.
3.      Todos os resumos serão analisados pela comissão científica do evento; em caso de aceitação do trabalho, o inscrito será comunicado por e-mail no dia 30 de agosto de 2013. O envio do trabalho completo deverá ser enviado até o dia 13 de setembro de 2013. Para que sua inscrição seja devidamente confirmada, o participante selecionado deverá ter efetuado previamente o depósito de vinte reais (R$20,00) em conta do Banco do Brasil Agência: 4459-8; Conta Corrente: 8552-9, em nome de Drielle da Silva até o dia 19 de agosto de 2013.
4.      No envio da inscrição e do resumo, o participante que for graduando ou pós-graduando deverá indicar nome e e-mail do professor orientador que o acompanhou na confecção do trabalho. O professor será contatado via e-mail pela comissão organizadora para confirmar a orientação. Os demais estão isentos desse dispositivo.

Como ouvinte:
1.      A inscrição como ouvinte será realizada pela Internet, na página do evento “Poder e Política” (http://poderepoliticauff.blogspot.com.br/), de 0h e 00min do dia 08 de julho de 2013 até o dia 08 de outubro de 2013. Será conferido certificado somente a partir da verificação de presença em, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) do evento.
2.      Os certificados serão enviados eletronicamente para o e-mail do participante após ter sua presença requerida no inciso acima.

V – Da Formatação dos Trabalhos

1.      A formatação deve ser Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,5, margens esquerda e direita 3cm e margens superior e inferior 2,5cm, recuo de citações longas (acima de três linhas) de 4cm e fonte 10, sistema de referenciação autor-data com notas de rodapé somente explicativas  em papel A4, com um máximo de 15 páginas.
2.      O título do trabalho deve vir centralizado, fonte 14, negrito. Na linha abaixo deve constar o nome completo do autor, alinha à direita acompanhado de rodapé  sob asterisco (*) onde informará seu grau de formação, instituição de ensino/ trabalho, nome do orientador e projeto no qual está inserido (se houver), instituição que fomentou a pesquisa se o autor receber alguma bolsa.
3.      Demais títulos, se houver, devem ser alinhados à esquerda,  fonte 12 e separado do texto anterior e posterior por uma linha em espaçamento 1,5.

VI – Das Disposições Gerais

3.      No ato do pagamento da taxa de inscrição, os comunicadores deverão solicitar o recibo de pagamento que deverá ser apresentado ao credenciamento do evento.
4.      Em hipótese alguma serão aceitos trabalhos de graduandos e pós-graduandos que não estiverem acompanhados do nome e e-mail do professor orientador, que deverá confirmar orientação via e-mail.
5.      O recebimento do certificado de participação no evento fica condicionado à apresentação do trabalho em data e hora pré-estabelecidos, que serão informados aos participantes e tornados públicos na página do evento (http://poderepoliticauff.blogspot.com.br/).
6.      Os textos completos deverão ser entregues pelos participantes via e-mail, para o endereço do evento (eventopoderepoliticauff@gmail.com) até 13 de setembro de 2013
7.      Todos os casos não contemplados neste edital serão resolvidos pela comissão organizadora.

VII - Do Calendário

Data do evento
08 a 11 de outubro de 2013
Inscrições de trabalhos
07/08/2013 a 16/08/2013
Pagamento da Taxa de Inscrição dos Comunicadores
07/08/2013 a 19/08/2013
Confirmação dos Selecionados
30/08/2013
Envio do texto completo
13/09/2013
Inscrições para ouvintes
08/07/2013 a 08/10/2013